Ibama vistoria obras de duplicação da BR-116 e da BR-392


Publicada em 14 de Março de 2017

Mais de 200 quilômetros de obras rodoviárias que estão sobre a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foram vistoriados por analistas do Núcleo de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desde a terça-feira (07/03). Trata-se da duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, e da BR-116/392, no trecho que compreende o Contorno de Pelotas. A vistoria encerrou na quinta-feira (09/03).
Acompanhados de representantes do DNIT, construtoras responsáveis por cada lote e pelas equipes da gestão ambiental do empreendimento (STE S.A.), os técnicos do Ibama fizeram paradas ao longo do segmento em obras. “Nosso objetivo é acompanhar se os Programas Ambientais estão sendo executados conforme aprovado na licença ambiental”, explicou a analista ambiental Karin Rovaris Möller. Para isso é verificada a ocorrência de possíveis impactos como processos erosivos, assoreamento de corpos hídricos, questão socioeconômica, manejo de fauna e flora, entre outros.
Para Karin um dos pontos positivos é o avanço das obras no Contorno de Pelotas. “Tem trechos que já estão prontos, principalmente com o enleivamento de canteiro central”, ressaltou. Os locais que precisam de atenção são aqueles onde os serviços estão paralisados. “É importante fazer a contenção de processos erosivos. Porém, embora a obra em alguns pontos esteja paralisada há um tempo considerável, os contratempos não são tão graves comparados ao tamanho do empreendimento”, complementou a analista ambiental Maína Roman.