DNIT realiza palestra sobre o mosquito Aedes aegypti em escolas


Publicada em 19 de Novembro de 2018

Dando continuidade ao ciclo de palestras relacionadas aos cuidados com mosquito Aedes aegypti, a equipe do Programa de Educação Ambiental do DNIT/RS, por meio da Unidade Local em Pelotas e da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS, realizou atividades nas escolas municipais de Pelotas. A ação ocorreu nos dias 05 e 06 de outubro, envolvendo cerca de 200 alunos das escolas municipais Coronel Alberto Rosa, localizada no bairro Corrientes, e Márcio Dias, no bairro Posto Branco.

Utilizando cartazes com imagens ilustrativas fazendo analogia ao velho oeste, onde o mosquito é caçado como inimigo número 1 e procurado por seus “crimes”, os educadores ambientais explicaram aos estudantes sobre O Ciclo de vida e os hábitos do animal, as formas de contágio, as principais doenças transmitidas (dengue, febre chikungunya e zika vírus) e a prevenção. Foram executadas apresentações do projeto Canção dos Bichos – Rock & Natureza com músicas sobre a fauna e flora da região sul, fechando com uma composição sobre o Aedes aegypti.

A estudante Louise Fernandes (13 anos) do 8º ano destacou a importância da atividade realizada na escola Coronel Alberto Rosa, e que toda informação ajuda a combater o mosquito. Segundo a estudante, “ele (mosquito) está muito perto da gente e devemos cuidar ao manusear as coisas em casa e limpar o terreno para que ele não possa se criar”.