No último dia 7, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do encontro de grupos ambientais do projeto Verde é Vida, realizado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Dom Feliciano. A iniciativa, promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), desenvolve ações educacionais com estudantes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A palestra de abertura foi conduzida pela equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba–Pelotas), que apresentou o empreendimento e detalhou as ações de proteção ao meio ambiente realizadas nos programas ambientais. A programação também incluiu a exposição de animais taxidermizados do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel), que despertou a curiosidade dos participantes com informações sobre características e hábitos das espécies, além de reforçar a importância de sua conservação.
O prefeito de Dom Feliciano, Tiago Szortyka, e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreira, estiveram presentes na solenidade de abertura. “Esse é um programa maravilhoso, e quem ganha com isso é o meio ambiente”, ressaltou o gestor municipal.
O trabalho em parceria com o projeto teve início em junho, durante a Semana do Meio Ambiente de Camaquã, com a participação da Gestão Ambiental em toda a programação, e seguirá com outras atividades de educomunicação.