Escolas da zona rural de Camaquã participam de projeto com o DNIT


Publicada em 02 de Setembro de 2025

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está promovendo, em parceria com entidades locais, um projeto de educomunicação com aproximadamente 90 alunos do ensino fundamental de sete instituições de ensino da zona rural de Camaquã. A iniciativa busca estimular a consciência ambiental, valorizar a cultura local e incentivar o protagonismo juvenil.

Participam as escolas Chequer Buchaim, Érico Veríssimo, Otto Laufer, João Beckel, 15 de Novembro, Santo Antônio e Alfredo Jacobsen. As turmas também fazem parte do programa Verde é Vida, desenvolvido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A coordenação pedagógica é da secretaria municipal da Educação e Desporto (Smed), com apoio da Emater/RS-Ascar. A proposta foi articulada durante ação integrada entre os parceiros na Semana do Meio Ambiente, ocorrida em junho.

O projeto do DNIT
As atividades tiveram início em agosto. Após apresentação inicial, os estudantes foram convidados a filmar e fotografar a realidade de suas escolas e comunidades livremente utilizando câmeras fornecidas pelo projeto. 

Nos próximos encontros, previstos para setembro e outubro, os registros passarão a ser feitos com base em roteiros elaborados pelos próprios alunos. A programação inclui ainda acompanhamento técnico, orientações adicionais e a organização do material coletado, que posteriormente será editado.

A conclusão do projeto está prevista para junho de 2026, durante a Semana do Meio Ambiente, quando será realizada uma exposição dos vídeos e fotos produzidos pelos estudantes.

A educomunicação na prática
É um campo interdisciplinar voltado à construção da cidadania e à inclusão social, que utiliza conceitos da educação ambiental — como percepção do meio ambiente e pertencimento —, aliados ao uso de ferramentas tecnológicas — como câmeras fotográficas, telefones celulares e computadores —, para estimular nos participantes um olhar crítico sobre o próprio território.

O trabalho com educomunicação integra os programas de Educação Ambiental (PEA) e Comunicação Social (PCS), que promovem a participação das comunidades dos 12 municípios localizados na área de execução das obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas.