Escolas vizinhas à BR-116/RS recebem atividades de Educação Ambiental


Publicada em 29 de Abril de 2025

Nos dias 24 e 25 de abril, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou palestras e ações lúdicas em instituições de ensino de Turuçu e Camaquã. Cerca de 327 alunos receberam orientações sobre segurança no trânsito e a fauna da região.

Apresentando informações sobre o empreendimento aos estudantes e os cuidados adotados em relação ao meio ambiente por meio dos programas de gerenciamento e supervisão, a equipe de Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (Guaíba – Pelotas) esteve na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIEF) Doutor Urbano Garcia, em Turuçu, na quinta-feira (24). Já no dia seguinte, foi a vez dos alunos da EMEF São Bernardino de Sena, em Camaquã, participarem das atividades educativas.

Além da realização de dinâmicas que simulam situações no trânsito, outro importante atrativo nesses encontros são os animais taxidermizados (empalhados) do acervo pedagógico do Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (MUCPel). Os profissionais explicam características e contam curiosidades a respeito dos bichos, mostrando a importância da conservação das espécies e da necessidade de atenção ao trafegar pelas rodovias para evitar atropelamentos.

A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) voltado à inclusão participativa das comunidades afetadas pelo empreendimento, nos 12 municípios localizados entre Guaíba e Pelotas onde estão sendo realizadas as obras de duplicação da BR-116/RS.